segunda-feira, 8 de abril de 2013

Fui, Sou de Campo Grande


Na coluna desta semana, conheceremos um jovem empreendedor que a partir de uma necessidade viu uma oportunidade. Criou um grupo de divulgação de empregos que está fazendo oito anos e quatro meses.

O nome dele é Nirley Alves, 30 anos, nasceu em Senador Camará e, hoje, reside em Campo Grande. Formado em Engenharia de Produção e médio profissionalizante Técnico em Eletrônica/Telecomunicações, atualmente, está atuando na área de Construção Civil Pesada coordenando uma equipe de obras e departamento pessoal.




O Carioca Vagas

O Carioca Vagas foi criado em 06 de Dezembro de 2004. Neste período, Nirley estava desempregado e como sair às ruas com currículos impressos distribuindo nas portas das Consultorias de RH e Empresas não era mais utilizado foi pesquisar na internet os novos meios de comunicação na área de RH, descobriu que existia um grupo de empregos no Yahoo! Grupos e associou-se ao grupo. Em um determinado momento, surgiu uma dúvida, sendo necessário um contato via e-mail e o retorno foi desagradável pela falta de atenção e educação do responsável. A partir desse momento, surge a veia empreendedora, criou um grupo de empregos focado no Rio de Janeiro com o mesmo objetivo e maior profissionalismo, com o diferencial na qualidade do atendimento. Nirley conta: “Ao passar do tempo, o grupo Carioca Vagas se firmou e o grupo mencionado terminou”.

O nome foi escolhido por tratar-se de um grupo de divulgação de empregos exclusivo para o Estado do Rio de Janeiro.

Ele explica como é o funcionamento do grupo: “O grupo funciona de maneira muito simples e não há cadastro de currículos. Existem dois perfis no Grupo: o candidato e o recrutador. O candidato se cadastra com o seu email e passa a receber diariamente todas as oportunidades divulgadas, ficando por sua conta realizar o filtro do cargo/área de interesse.
O recrutador se cadastra com o seu email e envia as oportunidades para um email padrão do Grupo. Essas oportunidades são moderadas e sendo aprovadas, são liberadas para todos os associados. O recrutador informa na vaga o email para qual o candidato deverá enviar o seu currículo.”

Atualmente, o Carioca Vagas está com mais de 50mil associados no Grupo e mais de 5.500 fãs no Facebook, e tem uma média de 35 novos associados diariamente. Marca impressionante, pois o mesmo cresce por intermédio do boca a boca, único meio de divulgação do grupo.




O Blog perguntou se Campo Grande e adjacências têm muitas oportunidades de emprego e nosso convidado respondeu: “É visível o crescimento social-econômico de Campo Grande e adjacências com a entrada de novas empresas e incorporações imobiliárias, o que demonstra que as localidades estão mais atraentes para os empresários de todos os segmentos. Existem inúmeras empresas já instaladas e que movimentam a economia local com o aumento do consumo e a geração de empregos como a Michelin, SuperPesa, Gerdau, Ambev, South Side, Banco de Areia, Carreteiro e outras mais. Recentemente, na indústria, tem a ICN - Itaguaí Construções Navais, a fábrica da P&G em Seropédica (em construção);  no comércio, o Park Shopping de Campo Grande da Multiplan, uma das maiores empresas de shopping centers do país; o CD (centro de distribuição) da Renner; e, na prestação de serviços, há uma central de atendimento da Atento. Todos esses investimentos geram milhares de empregos direta e indiretamente, principalmente para os candidatos locais. Um exemplo foi a ICN, onde cerca de 60% dos trabalhadores foram recrutados em Itaguaí e 5% em Mangaratiba. “

Hoje, segundo Nirley, nem todas as empresas conhecem os serviços do Carioca Vagas, contudo tem grandes empresas utilizando o grupo como: Atento, Cogumelo, Superpesa, Carreteiro, Compra Fácil, Brafer, Renner e inúmeras marcas de moda feminina/masculina instaladas nos Shoppings; entre outros negócios como: cafeterias, restaurantes, auto peças, hospitais, casas de show e consultórios.

Finalizando a nossa conversa, o Blog perguntou o que precisa acontecer para que as empresas instaladas na região incrementem suas contratações, e Nirley responde: “Creio que seja necessário uma pesquisa mais adequada para saber como chegar até o candidato com o perfil desejado. Existem perfis que não se acham divulgando em Jornais ou em grandes sites de empregos, ou até mesmo em grupos como o Carioca Vagas. Defendo também a ideia do retorno, seja ele positivo ou negativo, para todos os candidatos convocados para uma seleção, ou seja, após aquela fase da triagem curricular. Esses problemas ocorrem em inúmeras empresas, em quaisquer localidade, não são específicas das instaladas na região. Há uma discussão por especialistas que o setor de RH necessita cada vez mais ser estratégico e inovador. Concordo, deve haver foco em resultados e gestão de pessoas que agreguem valor ao negócio, a fim de desenvolver os profissionais que garantirão o futuro das empresas, não ficando apenas ‘engessado’ na elaboração da folha de pagamento, cálculos trabalhistas, benefícios e recrutamento e seleção. Mas esse pensamento ‘fora da caixa’ requer mudanças, começando pela contratação de profissionais de áreas distintas para atuarem no setor, assim proporcionando novas ideias e estratégias”.

Conheça mais sobre o Carioca Vagas no site e no facebook.

Site: www.cariocavagas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Campo Grande que merecemos agradece seu comentário!